Como você definiria o que é a hipnose clínica?
A hipnose clinica é uma técnica que conduz o paciente a um estado de profundo relaxamento. Fazendo com que ele entre em estado de concentração e atenção profunda. Diferentemente do que as pessoas pensam, durante uma sessão de hipnose, a pessoa mantém um estado de lucidez, porém, diferente de quando está acordado ou dormindo. Na hipnose a atenção do paciente é totalmente focada permitindo que o terapeuta utilize todo o potencial de seu inconsciente. Portanto o transe hipnótico, na verdade, é apenas um estado em que o paciente tem uma elevação de consciência. E passa a ignorar determinados estímulos externos permitindo que o terapeuta possa trabalhar com sugestões no inconsciente do paciente. Sem que este apresente resistência aos comandos. Com isso, não existe um risco associado ao paciente de não conseguir sair desse estado. Que é uma preocupação constante por parte dos pacientes quando procuram a técnica.Para quais casos ela é indicada?
Aqui no Spaço Alternativo trabalhamos com a Hipnose de uma forma muito ampla podendo variar desde um medo, uma insegurança. Uma fobia e até traumas, problemas de relacionamento, comportamentos indesejados, vícios, emagrecimento, tristeza, depressão, luto… Também é aplicada dentro das terapias sistêmicas como meio de acessar informações transgeracionais. É infinito a quantidade de sintomas que a hipnose pode tratar Abordamos a Hipnose com um método próprio. Ajudando o paciente a buscar em seu inconsciente a “causa”, “as Imagens” daquilo que lhe causa as suas dificuldades e sintomas de hoje.Qualquer pessoa pode fazer a hipnose?
Somente pessoas com problemas de concentração, embriagadas, com surtos psicóticos ou com problemas de alucinação, por exemplo. Não são indicadas a fazer Hipnose do modo convencional, pois nesse estado possuem dificuldades ou nenhuma capacidade de concentração. Fora isso, qualquer pessoa que deseje buscar autoconhecimento e transformação, pode fazer Hipnose.De que forma ela é trabalhada com o cliente?
No Spaço Alternativo não trabalhamos somente com Hipnose Convencional onde o paciente é colocado em transe profundo. Como dissemos anteriormente, desenvolvemos uma metodologia própria de auxiliar o paciente. A buscar dentro de si imagens distorcidas que o leva a ter comportamentos e sintomas indesejáveis sobre aquilo que ele deseja solucionar.Geralmente são necessárias quantas sessões para que a solução do problema comece a aparecer?
Depende do que o paciente deseja trabalhar Normalmente fazemos uma avaliação da queixa do paciente e sugerimos que ele contrate um trabalho mínimo de 5 sessões semanais para inicialmente trabalhar a questão inicial. Porém, é observado a intenção do que é procurado, existem trabalhos onde a terapêutica com o paciente deve ser semanal. Dependendo do caso, é sugerido uma um acompanhamento quinzenal pelo tempo que o paciente sentir necessário para ajustar as mudanças em seu cotidiano.Em Franca, como é a procura por essa terapia?
A procura pela Hipnose tem crescido muito em Franca, as pessoas têm encontrado resultados rápidos para questões que lhes afligem por muito tempo. A aplicação terapêutica vai depender daquilo que o paciente busca. A hipnose é uma ferramenta fantástica para os processos de autotransformação.Geralmente quem a procura está querendo resolver que tipo de problema?
Já atendemos aqui no Spaço Alternativo questões como depressões, Síndrome do Pânico, problemas de relacionamento, problemas afetivos, problemas financeiros, problemas transgeracionais (trabalho com a árvore genealógica), como ferramenta para o autoconhecimento e autotransformação.Qual a duração de cada sessão e o valor?
Cada sessão dura em torno de 1h30 minutos e custa em torno de R$200,00 e pode variar de acordo com o pacote que o paciente venha a fechar para seu tratamento.O Spaço Alternativo disponibiliza dois terapeutas qualificados em fazer o tratamento com Hipnose: Trabalha Joana D’Arc Ribeiro e Eduardo Tão. Acreditamos que cada pessoa tem mais afinidade em conversar ora com um homem ora com uma mulher. E para que o “rapport” (que é necessário que aconteça na hipnose) o paciente precisa de ter mais afinidade com um ou com outro para realizar o seu trabalho. ** Matéria Publicada na Revista Enfoque de Franca – Outubro/2017